ASPECTOS TEMÁTICOS - POLÍTICA, EDUCAÇÃO E CULTURA RELIGIOSA

POLÍTICA: ALIENAÇÃO E/OU ENGAJAMENTO (O DEBATE POLÍTICO)

1894: 25 de fevereiro
1894: 1º de março (Eleições e o voto de cabresto)
Os negros da Chácara, que sabem ler, que são Marciano, Roldão e Nestor, já desde cedo estavam de roupa limpa para a eleição. Vovó lhes recomendou: "Vocês não escutem conversa de ninguém nem aceitem papel nenhum que queiram dar. Fiquem perto de Joãozinho e na hora de votar façam o que ele mandar". Eles saíam muito anchos. Eu gosto de ver a animação da cidade mas não acredito que isso possa adiantar nada para nós.

1894: 15 de março  (Custodistas e florianistas)
Anteontem é que sofri deveras. Jeninha veio me buscar para passarmos dois dias na Palha. Fui e estávamos passeando no campo, com uma tarde muito bonita e na maior alegria, quando vimos irem chegando diversos cavaleiros já atacando fogos mesmo a cavalo. Corremos para saber da novidade. Era ° pai e os cunhados de Jeninha e mais outros que foram também Para a Palha festejar com a família a vitória de Floriano. Eu fiquei tão pálida e desapontada, que todos riram. O pai de Jeninha logo disse: "Então a nossa inglesinha é contra o nosso partido e não sabíamos?". Jeninha disse: "Eu bem que sabia. Ela briga todos os dias na Escola por causa desse Custódio". E virando para mim disse: "Para que você se importa com a vitória ou derrota de qualquer deles? Eles sabem lá quem é você"? Não seja tola de ficar aborrecida à toa. Para mim, vencesse o que vencesse, seria o mesmo. Deixe de ser tola, vamos também festejar com eles".

EDUCAÇÃO
FAMILIAR/SOCIAL
1893: 15 de fevereiro  (“Educação inglesa”)
1893: 1º de junho (Leitura “edificante/moralista”: Samuel Smiles)
1893: 27 de setembro  /  1895: 14 de dezembro  (O trabalho, a meritocracia e a aristocracia na mentalidade do pai de Helena)

FORMAL
Helena e os irmãos estudam na Escola pública (Normal). As filhas do Tio Conrado, no colégio interno dirigido por freiras  1893: 18 de fevereiro

Cultura religiosa
O RECEBIMENTO DO SANTÍSSIMO NA CHÁCARA DA VOVÓ 
1893: 28 de fevereiro

Hoje foi a primeira vez que eu vi o Santíssimo entrar na Chácara. Em toda casa é uma tristeza entrar o Santíssimo. Na Chácara, foi mesmo que uma festa; eu até fiquei com pena de Andresa. Todos recebem o Santíssimo sem arrumação, como já vi noutras casas; vovó fez como procissão. Mandou pôr pela rua afora montinhos de areia e folhas de café. Preparou o altar, acendeu as velas e ficou radiante de ver o Santíssimo entrar em casa. Eu fiquei com pena de Andresa, que estava tão comovida de receber Nosso Senhor na cama. Ela queria esperar que melhorasse, para ir comungar na igreja, mas vovó não quis. Renato e Nestor pegaram na opa; o cirial Seu Broa não quis dar; foi ele mesmo que levou. O padre sempre traz comunhão para vovó na Chácara sem ela estar doente, mas sai da Igreja do Rosário. Desta vez foi o Santíssimo que veio e saiu da Sé.

Domingo da Ressureição: 1893: 2 de abril

Cera (“levar cera”) milagres (ex-votos) e promessas: 1893: 21 de maio

Festa do Santíssimo: 1893: 28 de fevereiro

Procissão de Cinzas: 1893: 11 de março

Festa do Divino: 1893: 21 de maio

Reza como obrigação e culpa: 1893: 31 de outubro

Cura pela reza: 1893: 1º de novembro

Enforcamento de Judas: 1894: 24 de março

Semana Santa: 1894: 26 de março

O uso natural do terço: 1894: 12 de abril

Novena das Mercês 1894: 10 de agosto

Dinheiro para a Igreja: 1894: 4 de maio

Fé na reza 1894: 25 de novembro

O colégio das irmãs (paradoxalmente visto como “deformador da personalidade”) 1895: 5 de janeiro

Benção do Santíssimo 1895: 14 de julho

Considerações sobre a roga  1895: 15 de setembro

Primeira comunhão 1895: 29 de dezembro


__________________________________________________
osolharesdehelena.blogspot.com.br estudo da obra de Helena Morley para o Intensivo Fuvest

Davi Fazzolari®

Comentários